fbpx

Serra Grande – O Paraíso é aqui

Serra Grande - O Paraíso é aqui
Foto: Dierika Sobral

A Pangéia é para pessoas que amam viajar, e que acreditam que o mundo sem fronteiras tem um potencial muito melhor. Nessa caminhada, quando estávamos a caminho de Piracanga em dezembro, quis o destino que tivéssemos uma breve passagem por Serra Grande, devido a um problema mecânico no carro não identificado.

Então na teoria foi a primeira cidade que paramos de guincho na Bahia. Fomos acolhidas na casa do grande amigo Gustavo (@artman.terapias), mas foi só uma passagem.

Voltamos oficialmente em fevereiro para Serra Grande, desta vez pra ficar mesmo e, foi onde demos vida ao macacão A.Mar, que voltaremos num outro momento para contar a história só dele de forma bem detalhada.

Serra Grande - O Paraíso é aqui
Foto: Keila Juliana

Para criação do vídeo de lançamento do macacão, exploramos e fomos conduzidas pelo Breno até a Prainha de Serra Grande, onde foram feitos os vídeos com os retalhos e depois do macacão pronto, e pudemos assim explorar as belezas de Serra Grande que são imensas!

Belezas de Serra Grande

Em poucas palavras: Serra Grande é uma pequena vila de lugares paradisíacos!

A cidadezinha que fica no município de Uruçuca, na Bahia, é dividida em duas partes, a parte alta, onde fica o comércio e onde rola uma feira de sábado bem legal na pracinha, e a parte baixa, onde fica a Vila do Sargi, onde estão os hotéis e as praias.

De um lado o mar quentinho, do outro o verde do costão que acompanha todo o litoral sul da Bahia. Mas Serra Grande oferece muito mais que belas praias. Possui rios, cachoeiras (a do Poço do Robalo é sensacional) e imensos coqueirais, sendo considerada a segunda maior floresta brasileira.

Não é à toa que as florestas da região são consideradas Área de Proteção Ambiental, além de Reserva da Bioesfera da Mata Atlântica pela UNESCO, por abrigar também a maior biodiversidade de animais e vegetais do planeta.

Foto: Serragrande.net

Uma das principais unidades de conservação de Serra Grande é o Parque Estadual da Serra do Conduru (PESC), considerado Patrimônio da Humanidade. Com uma área de aproximadamente 9 mil hectares, botânicos da CEPLAC e do Jardim Botânico de Nova Iorque identificaram 456 espécies diferentes de árvores em um hectare, um recorde mundial.

O PESC é demarcado ao norte pela foz do Rio de Contas, ao sul pelo Riacho do Sargi e ao leste pelo Oceano Atlântico, com uma área de aproximadamente 62.000 hectares e riquíssima fauna e flora!

Há também iniciativas privadas que colaboram para a preservação ambiental na região, destaque para a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), uma das maiores do Brasil. Lá são realizadas pesquisas e levantamentos de árvores, aves, anfíbios anuros (sapos, rãs e pererecas), mamíferos, cobras e lagartos, e uma das mais importantes desenvolvidas sobre o comportamento do macaco-prego-do-peito-amarelo, um dos 25 macacos mais ameaçados de extinção do mundo.

Foto: Wikipédia

Nas trilhas rumo às cachoeiras, entre manguezais, é possível observar o canto dos pássaros, esquilos e raposas saltitantes, e ainda mergulhar nas águas dos rios e piscinas naturais.

No Rio de Contas, você pode escolher se aventurar de canoa ou barco, e as histórias contadas e cantadas pela gente ribeirinha vêm cheias de lendas e mitos das águas do rio, o que torna o passeio ainda mais mágico.

Serra Grande - O Paraíso é aqui
Foto: Serragrande.net

Praias de Serra Grande

Dentre Ilhéus e Itacaré, entre a entrada da Vila e a Barra do Sargi, estão os dois mirantes de Serra Grande, um deles é bem no meio da estrada e é gratuito e o outro é pelo mesmo acesso da Prainha ou pela estrada também, porém, esse é pago. Parada obrigatória para contemplar a beleza exuberante das praias locais quase desertas.

Foto: Diérika Sobral.

Pé de Serra e Sargi são duas praias ótimas para banho, caminhadas, yoga e outros exercícios físicos, por ser plana e sem muitas pedras. São também as únicas praias que têm opção de restaurantes. 

A praia do Pompilho também é boa para banho, porém é preciso cuidado nas proximidades da Foz do Rio Tijuípe, onde o mergulho pode ser perigoso e o acesso é feito por uma trilha de aproximadamente 40 minutos. 

Serra Grande - O Paraíso é aqui
Foto: Diérika Sobral.

A Prainha, onde foram feitas as fotos e vídeos do macacão A.Mar, é formada por piscinas naturais, cercada de recifes, areia fina e águas calmas, além de uma queda de água de cachoeira, perfeito para quem busca por sossego. Tem o acesso muito fácil e próximo pra quem está na Vila e nenhuma opção de barracas. 

Serra Grande - O Paraíso é aqui
Foto: Diérika Sobral

Curiosidade sobre Serra Grande

Uma curiosidade sobre Serra Grande, que vale a pena se atentar é que aqui não tem caixa eletrônico e nem lotérica, assim como em Piracanga. Então já reserve uma graninha suficiente pra não passar perrengue! Rs

E pra finalizar, uma história engraçada de Serra Grande é que antes de achar um local fixo pra morar (é vamos enfatizar que eu estou morando na Bahia! haha), acampamos em cima da casa do Gustavo, em uma obra que estava rolando lá e foi muito massa! Foi uma opção para ter privacidade, não atrapalhar a rotina da casa dos meninos e ter tempo pra encontrar a casinha perfeita. 

Aqui o sol nasce lindamente e como vocês puderam notar a natureza é o espetáculo principal. Vista-se de você e vá!

Serra Grande - O Paraíso é aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat