fbpx

Piracanga, um dos encantos do Sul da Bahia

A Pangéia é sobre viajar, dissolver fronteiras, sentir o coração e ir. Nesse caminho começamos o ano de 2021 itinerando em Piracanga, no estado da Bahia (paraíso localizado na Península de Maraú).

Uma curiosidade sobre Piracanga, é que a primeira vez que a Diérika (criadora da Pangéia) costurou uma peça inteira a máquina foi lá em 2014, quando a Satya Maya, (filha da Cláudia, amiga dela e motivo pelo qual ela conheceu Piracanga), nasceu.
Nessa época a Diérika foi passar 10 dias em Piracanga e na sala de artes manifestou essa peça, uma saia vermelha simples, mas feita com muito amor e que até hoje é usada por ela.

Esse é o motivo pelo qual chegamos no paraíso. Diferente da maioria das pessoas que se conectam com Piracanga pelo centro holístico, nossa conexão vem de uma amizade de longa data.

A ideia de ir pra Bahia oficialmente nasceu em setembro de 2020, em meio ao caos de todos os acontecimentos planetários por causa do Covid-19, precisando de um pouco de natureza e já visitante da Bahia desde 2009, a Diérika decidiu que não seria mais um ano sem essa visita.

Essa história tem várias partes engraçadas, mas a mais mais de todas, foi que a viagem de carro não saiu como esperado e nós chegamos lá de guincho, no dia 24 de dezembro, na hora do almoço!

Em Piracanga há um protocolo devido a pandemia que pede que as pessoas cumpram isolamento ao chegar, com esse isolamento, nosso trabalho teve sua data inicial adiada e enquanto isso, resolvemos viver essa delícia de estar na Bahia.

A Bahia é mágica, como diria Dorival Caymmi, se você não foi à Bahia, vá!

Delícias de Piracanga

Em meio a fauna e flora abundante da Mata Atlântica local e o barulho do mar que bate nas areias da praia de Piracanga está Néctar – Comida Afetiva, restaurante especializado em culinária natural/vegana/vegetariana, que oferece uma alimentação saborosa com o mínimo de impacto ambiental.

Lá fomos acolhidas pela Cláudia no melhor restaurante de Piracanga, que além de comida, serve amor, por isso comida afetiva. Dentro desse espaço, achamos nosso espaço. Nos conectamos com pessoas maravilhosas que moram na Ecovila Piracanga e também as que estavam de passagem.

O maior sucesso dessa jornada foram as cangas de retalhos que a Zeza fez, no final, estavam querendo comprar até a da Diérika. Levamos também a Semente da Terra Biocosméticos, nossa parceira de São Paulo que tinha tudo a ver com esse role.

Das delícias de Piracanga, experimentamos observar o movimento da natureza, o nascer e o pôr do sol, o céu estrelado, a lua sempre brilhante e alguns dias de chuva, raridade no verão. Observamos pelo encher e esvaziar do rio e da maré, o corpo falar. A natureza é inconstante, tem o poder de nos inspirar a criar peças únicas e ressignifica a experiência no vestir!

Estrutura da Ecovila Piracanga

A maioria das casas em Piracanga não possuem energia elétrica, dependem de energia solar durante o dia, e é iluminada pela luz da lua durante a noite. Vai sentindo essa magia!

Também não são todas as casas que contam com geladeira, banho quente, nem internet abundante. Pra quem vive em São Paulo isso pode sim ser um desafio. Os horários para carregar eletrônicos são guiados pela luz solar, e por isso também é bem fácil dormir e acordar cedo.

Piracanga é um paraíso para nos conectarmos sim, mas não pelo dispositivo eletrônico que já carregamos todos os dias.
Existem alguns cuidados importantes para quem planeja visitar Piracanga, o principal deles é a consciência e dedicação em preservar o lugar. Por exemplo, só são permitidos o uso de produtos biodegradáveis (cosmética, higiene e limpeza) para preservação da água. Produtos químicos são tóxicos para a natureza e para a saúde. O ciclo natural da água volta a abastecer filtros, chuveiros e torneiras. Poluir a água é o mesmo que contaminar o nosso consumo.

crédito: eu.nu.mundo

Já o lixo, eles tentam reaproveitar tudo que é possível, objetos pequenos, limpos e secos são colocados em garrafas plásticas, que se tornarão tijolos ecológicos. Sendo assim o que não for reutilizado é pedido que você leve de volta com você. Quase todas as casas possuem estrutura própria para compostagem e coleta seletiva, de qualquer forma vale perguntar onde você pode descartar seu lixo para não ir contra o fluxo.

A ecovila possui na maioria das casas, banheiros secos, assim ao invés de sujar as águas, os resíduos são compostados e utilizados para fertilizar o solo. Portanto, busque usar a energia solar com consciência, deixando de lado dispositivos que consomem muita energia e carregando apenas os aparelhos necessários enquanto o sol estiver forte, normalmente das 9h ás 15h.

Pluralidade

A Ecovila Piracanga é um espaço plural onde são realizadas práticas sustentáveis em apoio e respeito a ações de conscientização ao meio ambiente. Há iniciativas individuais e coletivas, em diferentes centros terapêuticos e espaços comerciais. Cada um é independente e o funcionamento é informado no próprio local.

Projetos que envolvem ecologia, permacultura, agricultura orgânica e agrofloresta é prioridade, afinidade em comum para quem mora e quem visita.

Uma excelente oportunidade de experimentar terapias, retiros, cursos e rodas de conversa que promovem o autoconhecimento e a auto-observação, para aprendermos a melhorar a relação com nós mesmos e com o outro, com mais autorresponsabilidade e conexão profunda com o Ser.

Um lugar de espiritualidade abundante de silêncio, meditação, yoga. Por isso, não são permitidas substâncias psicoativas em áreas comuns da ecovila (como álcool, cigarros e drogas).

Alimentação na Ecovila Piracanga

Na ecovila Piracanga é priorizada a gastronomia vegana e vegetariana, embora em alguns lugares ainda se consuma alimentos de origem animal. Dê preferência a produtos orgânicos, locais e regionais para contribuir com a comunidade local.

Você pode se alimentar no restaurante Néctar – Comida Afetiva que nós super recomendamos ou então escolher uma hospedagem com cozinha – própria ou comunitária – e se sentir livre para cozinhar o que quiser. Há duas feiras exclusivamente orgânica de segundas e sextas-feiras, e outra com produtos gerais às quartas-feiras.

Conseguiu sentir a leveza de Piracanga?

Todas as fotos compartilhadas aqui são frutos da nossa passagem por este lugar tão mágico e encantador. Tem mais fotos do ensaio nas nossas redes sociais, corre lá pra ver!

Saudamos e honramos essa terra de todos os Santos e todas as pessoas que se conectam com a nossa história itinerante, com a nossa entrega e com os nossos valores.

Seguimos no processo de produção artesanal, onde cada pedaço de tecido garimpado com amor é transformado em uma peça exclusiva, que vai encontrar na hora certa um corpo para empoderar.

Há muita vida e beleza em Piracanga que vale a pena conhecer. Vista-se de você e vá!

1 ideia sobre “Piracanga, um dos encantos do Sul da Bahia

  1. […] mundo sem fronteiras tem um potencial muito melhor. Nessa caminhada, quando estávamos a caminho de Piracanga em dezembro, quis o destino que tivéssemos uma breve passagem por Serra Grande, devido a um […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat